quinta-feira, 11 de março de 2010

Livro - Guia Prático do PSF


O único remédio infalível, contra todas as doenças, é não ficar doente. Um caminho seguro para buscar esse objetivo é garantir que as pessoas tenham acesso aos serviços de atenção básica, como se dá no Programa Saúde da Família (PSF): pela promoção da saúde, assistência básica e prevenção, cada pessoa da comunidade é assistida antes que os problemas se agravem, no surgimento, ou antes mesmo que apareçam.

A sabedoria popular, que a estratégia da Saúde da Família respeita e considera, afirma: “o que não arde, não cura; o que não aperta, não segura”. Nesse sentido, o PSF é um programa ardido. Dá trabalho para implantar, mas de fato contribui para reorganizar os serviços de saúde de qualquer município, dos menores aos maiores.
O PSF existe em mais de 3.200 municípios brasileiros.
Naqueles em que está adequadamente implantado, com profissionais capacitados e integrado ao sistema municipal de saúde, o PSF tem condições de dar solução efetiva a mais de 85% dos casos de saúde da população atendida.
A assistência na gravidez, a atenção ao crescimento das crianças, o tratamento e prevenção das doenças mais freqüentes
— todos esses cuidados são garantidos pelas
Equipes de Saúde da Família (ESF).
Essas equipes, formadas por um médico, uma enfermeira, uma auxiliar de enfermagem e de 4 a 6 agentes comunitários de saúde, atuam nas Unidades de Saúde da Família (USF), onde contam com os equipamentos e instalações indispensáveis para garantir bom atendimento à comunidade. Sempre que possível, as USF utilizam o mesmo endereço onde antes funcionavam os centros ou postos de saúde.
Mas atenção! A diferença vai muito além da mudança
de nome. Enquanto os postos e centros de saúde tradicionais
adotam um modelo passivo de atenção, limitados a
encaminhar doentes para centros especializados ou para o hospital mais próximo, as Equipes de Saúde da Família (ESF), em atividade na USF, identificam os problemas e necessidades das famílias e da comunidade, planejando, priorizando e organizando o atendimento. Mais ainda, as ESF dispõem de meios e profissionais capazes de resolver a maioria dos problemas de saúde ali mesmo, na USF. Quando necessário, as ESF realizam atendimento no próprio domicílio. Só os casos excepcionais, que representam menos de 15% do total atendido pelas USF bem instaladas, são encaminhados para unidades onde haja profissionais especializados e equipamentos mais sofisticados.
Guia Prático do PSF 5

Dowload

0 comentários:

Seguidores

Volte Sempre

Peço a gentileza dos amigos que visitam o meu blog que dêem sugestões e façam comentários e enviem arquivos para o meu e-mail enfermeiraluzdamasceno@gmail.com para que possamos compartilhar conhecimentos com os demais amigos e estudantes

  © Blogger template 'The Pattern' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP